Médico do Trabalho: entenda suas atribuições

O médico do trabalho tem um papel essencial para uma empresa. 

Ele é responsável pela assistência ao colaborador, promovendo a saúde no ambiente de trabalho, prevenindo doenças e elaborando ações que protegem a organização de possíveis ações trabalhistas e previdenciárias. 

A atuação do médico do trabalho se dá tanto no setor público quanto no setor privado e está prevista em lei. Para que esse profissional exerça essa especialidade, se faz necessário uma formação específica. Ele deve estar capacitado de forma a compreender como aplicar os cinco domínios da Matriz de Competências Essenciais Requeridas para o exercício da especialidade.

São eles:

Domínio 1 

Refere-se à competência de juízo moral ou profissionalismo. Este último sendo a capacidade do profissional de, diante de situações concretas, refletir utilizando a razão crítica, conhecimentos e valores para tomar decisões quanto às práticas e condutas mais adequadas. O profissional deve considerar o direito dos trabalhadores à saúde e à vida.

Domínio 2 

Refere-se à atenção integral à saúde dos trabalhadores, em nível individual e coletivo, por meio de ações de promoção e proteção da saúde, vigilância e assistência, incluindo a reabilitação física e profissional.

Domínio 3 

Abrange as competências relacionadas ao estudo do trabalho, incluindo a avaliação, a análise e a intervenção sobre as situações de risco, presentes ou potenciais, à saúde e à integridade física e mental do trabalhador.

Implica em conhecer os processos de trabalho, seus aspectos técnicos e sociopolíticos e reconhecer os riscos, presentes ou potenciais, à saúde e ao bem-estar dos trabalhadores. Além disso, deve saber indicar e analisar estudos especializados para orientar as decisões quanto às mudanças nos processos e estratégias de proteção aos trabalhadores.

Domínio 4 

Refere-se à formulação e implementação de políticas e à gestão da saúde dos trabalhadores, em nível individual e coletivo. É uma competência valorizada pelos empregadores, em especial nos setores de ponta da economia, e envolve a gestão integrada de Saúde, Segurança do Trabalho e Ambiente.

Domínio 5

Reúne um conjunto de competências transversais que perpassam todos os outros domínios, envolvendo:

  • o conhecimento e uso apropriado da legislação aplicada à saúde e segurança dos trabalhadores;
  • trabalho em equipe, liderança e mediação de conflitos;
  • comunicação e relações interpessoais;
  • gestão do conhecimento.

 

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