Checklist de segurança: como realizar uma inspeção eficaz do ambiente de trabalho

A segurança no trabalho é essencial para promover a saúde e o bem-estar dos colaboradores, evitando acidentes ou doenças ocupacionais. Como parte dessas medidas de prevenção, o checklist ou inspeção de segurança tem como objetivo avaliar as atividades e os ambientes de trabalho, identificando possíveis riscos.

Para realizar um checklist de segurança eficaz, um bom planejamento é essencial. A partir daí, serão definidos o cronograma e a delegação de funções, tendo em vista que esse geralmente é um trabalho colaborativo. 

A frequência dessa inspeção varia de acordo com a necessidade; pode ser diária, eventual ou periódica. Confira as etapas do checklist de segurança, que vai determinar as ações a serem realizadas para melhorar a segurança no local:

 

1- Identificação dos fatores de risco para a área que está sendo avaliada;

2- Verificação do cumprimento das normas de segurança preestabelecidas;

3- Investigação das práticas que permitiram que eventos danosos ocorressem;

4- Verificação dos danos;

5- Listagem de outros problemas que podem ocorrer a partir desse erro;

6- Sugestões de medidas preventivas.

 

Conheça todas as nossas soluções customizadas para uma gestão eficiente de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) para sua empresa.