A segurança no trabalho é essencial para promover a saúde e o bem-estar dos colaboradores, evitando acidentes ou doenças ocupacionais. Como parte dessas medidas de prevenção, o checklist ou inspeção de segurança tem como objetivo avaliar as atividades e os ambientes de trabalho, identificando possíveis riscos.
Para realizar um checklist de segurança eficaz, um bom planejamento é essencial. A partir daí, serão definidos o cronograma e a delegação de funções, tendo em vista que esse geralmente é um trabalho colaborativo.
A frequência dessa inspeção varia de acordo com a necessidade; pode ser diária, eventual ou periódica. Confira as etapas do checklist de segurança, que vai determinar as ações a serem realizadas para melhorar a segurança no local:
1- Identificação dos fatores de risco para a área que está sendo avaliada;
2- Verificação do cumprimento das normas de segurança preestabelecidas;
3- Investigação das práticas que permitiram que eventos danosos ocorressem;
4- Verificação dos danos;
5- Listagem de outros problemas que podem ocorrer a partir desse erro;
6- Sugestões de medidas preventivas.
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